MTD-UFPE

Mapa de Teses e Dissertações da UFPE (MTD-UFPE) 

Esse projeto foi desenvolvido no período de novembro de 2008 a outubro de 2010, sob coordenação de Renato Correa, professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Esse projeto teve como objetivo principal a construção de um Sistema de Recuperação de Informação (SRI) baseado em mapa de documentos para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE (BDTD-UFPE), denominado Mapeador de Teses e Dissertações da UFPE (MTD-UFPE).
O MTD-UFPE foi projetado como um provedor de serviço, capaz de prover a recuperação da informação sobre a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE (BDTD-UFPE) por meio de navegação e realização de consultas sobre um mapa de documentos.
Entre os objetivos específicos do projeto, destaca-se a elaboração de métodos para a construção de provedor de serviço baseado na plataforma TEDE do IBICT que forneça a recuperação da informação baseada em mapas de documentos.
O mapa de documentos é uma representação gráfica do espaço de documentos que fornece uma visão geral sobre tópicos tratados pela coleção de documentos e deixa explícitas as inter-relações semânticas entre tópicos e documentos.
A construção do MTD-UFPE visa prover maior acessibilidade à produção científica e tecnológica da UFPE, contribuir para maior visibilidade dos pesquisadores e da própria instituição, bem como ser instrumento para transferência de conhecimento entre a universidade e a sociedade.
No sistema MTD-UFPE, foram utilizadas as palavras isoladas ou unitermos como ponto de acesso aos documentos, nos moldes de como é feito nos modernos sistemas de recuperação da informação. A análise dos resultados obtidos por meio do MTD-UFPE, nos fez buscar uma representação mais semântica dos assuntos presentes nas teses e dissertações, daí a ideia de explorar como tema nos projetos de pesquisa sucessores, a extração e aplicação dos sintagmas nominais como ponto de acesso aos documentos.
O MTD-UFPE consiste de um provedor de serviço sob a forma de web site, que permite a recuperação da informação nas teses e dissertações depositadas na BDTD-UFPE por meio de navegação e realização de consultas sobre um mapa de documentos.
O mapa de documentos é uma representação gráfica do espaço de documentos que fornece uma visão geral sobre tópicos tratados pela coleção de documentos e deixa explícitas as inter-relações semânticas entre tópicos e documentos.
O MTD-UFPE realiza a coleta de metadados de teses e dissertações contidas na BDTD-UFPE, realiza o pré-processamento dos textos, cria a estrutura de índice invertido, gera entradas para treinamento do mapa de documentos, incorpora o mapa de documento treinado, integra as informações sobre os documentos contidas no mapa de documentos e no índice invertido, bem como a permite navegar pelo mapa de documentos e realizar consultas por palavras-chave através de uma interface web.
O MTD-UFPE se constitui numa ferramenta para a descoberta de conhecimento pois permite ter uma visão geral sobre os principais assuntos tratados nas teses e dissertações da UFPE, a distribuição dos assuntos nas três grandes áreas do conhecimento, e a proximidade temática das teses e dissertações dos diversos programas de pós-graduação da UFPE. Assim, o MTD-UFPE provê maior acessibilidade à produção científica e tecnológica da UFPE na forma de teses e dissertações, contribui para maior visibilidade da instituição, dos programas de pós-graduação, pesquisadores e orientadores, bem como se torna um instrumento para transferência de conhecimento entre a universidade e a sociedade.
Como resultado das pesquisas realizadas, além do produto informacional MTD-UFPE, este projeto contribuiu para o estado da arte da área de recuperação de informação, desenvolvendo métodos para a construção de sistemas de recuperação de informação baseados em mapas de documentos.


PALAVRAS-CHAVE: BDTD-UFPE. Recuperação de Informação. Mapa de documentos. Mapa auto-organizável. Teses e dissertações.

KEYWORDS: BDTD-UFPE. Information Retrieval. Document Maps. Self-organizing Maps. Theses and dissertations.

VIGÊNCIA: 2008 a 2010

Equipe

Integrantes da equipe de desenvolvimento do projeto MTD-UFPE:

Esse projeto antecedeu aos projetos envolvendo a aplicação de extração de sintagmas nominais na recuperação da informação. Por isso, a produção bibliográfica produzida pela equipe desse projeto se encontra descrita nas páginas Publicações e Relatórios do site desse projeto.

Nenhum comentário: